22 de fev. de 2010

A- Página principal

Este blog tem por finalidade apenas dar um exemplo de como se pode conseguir emagrecer com saúde e ainda condicionar seu corpo.

Olá..

Este blog é dedicado a TODOS que como eu, desejam encontrar uma solução de dieta saudável que possibilite o emagrecimento com saúde e energia, sem perder a referência do sabor e do bom gosto.
Há algum tempo eu estava com quase 90 quilos, não era "gordo", mas me sentia meio mal com meu corpo exatamente por que às vezes eu percebia que se não fizesse algo pra valer, eu iria entrar em breve na estatística dos homens com sobrepeso com tendência à obesidade.
Nunca fui de comer muito, mas sempre fui de comer "bem". Minha dieta era normal, dentro do que se pode chamar de normal em se tratando de dieta brasileira.

Estou apenas iniciando este blog e vou explicando em detalhes o que EU FIZ para reduzir meu peso com saúde, iniciando um tratamento por conta própria em uma dieta hipossódica, de baixa caloria, com complemento vitamínico e ingestão de fibras, baseada principalmente em um suco natural com muitos ingredientes do dia-a-dia e incluindo a linhaça na minha dieta.
Além disso, ainda comecei a frequentar academia de muscula~ção visando INICIALMENTE, a atividade aeróbica, para perda de peso.

Iniciei a academia e o regime no dia 25/10/2009 com 89,9 Kg
Hoje, 05/02/2010 , 100 DIAS DEPOIS, acordei pela manhã (7:00 AM) e ao me pesar, constatei o peso de 75,0 KG

Este peso era EXATAMENTE A MINHA META quando iniciei o regime e a atividade de musculação.

100 dias..

Corpo cheio de disposição.
Sem dores de cabeça.
Sem cansaço.
Corpo definido.

Foi fácil o caminho ? SIM..

Em geral as pessoas têm muita dificuldade para manter um regime, pois começam bem e depois a tendência é relaxar e tudo o que se fez para emagrecer se perde em poucos abusos calóricos.

Na minha vida eu também tentei várias "dietas", como comer pouco, usar shakes à noite, evitar carbohidratos, comer muitos legumes, etc..

No início os resultados são muito bons, mas depois vou enjoando das coisas e tome efeito sanfona (perdia 5 kg em um mês e recuperava os mesmos 5 kg em 3 semanas)

Decidi estudar os mecanismos que levam uma pessoa a enfraquecer sua força de vontade ao longo de um regime.

A causa principal é a dieta estar longe do dia-a-dia normal de uma pessoa que se alimenta normalmente. Fugir de doces, bolos, alimentos fritos, chocolate, salgadinhos, refrigerantes com açúcar, cerveja, churrasco, linguiça, feijoada, tortas salgadas, pizzas...

MEU DEUS !!

E além disso tudo, ainda fazer exercícios, malhar, suar...

Realmente complicado..

Mas descobri (pelo menos para mim) um caminho intermediário entre o excesso e a privação.

Descobri que preparar alimentos saborosos, nutritivos, com baixo valor calórico, satisfazem a gula e ainda auxiliam nas funções de redução de peso e na reeducação alimentar.

Li, reli, centenas de textos a respeito e achei por bem seguir uma rotina baseada no que como normalmente.
Não adianta fazer estrogonoff de beringela se isso não satisfaz minha vontade de me alimentar com sabores a que estou acostumado.
Não adianta fazer lasanha de abóbora se isso não em traz satisfação ao come-la.

Enfim..

Dá para comer bolo, pizza, lasanha, churrasco, etc, sem se sentir culpado por estar burlando o regime ?

SIM!! DÁ SIM !!

Desde que as coisas sejam feitas com consciência.

Mas para a frente explicarei meu método dos MEUS 100 DIAS.

Imagine um homem de 1,80 e 89,9 kg com uma certa "barriguinha", estressado, com dor de cabeça constante, sem praticar exercícios e ficando quase o dia todo sentado em uma cadeira na frente de um computador. Entre pizzas, lanches, frituras, etc, eu consumia cerca de 2500 a 300 calorias dia e uma média de 10 gramas ou mais de sal ao dia.

Imagine este homem 100 dias depois com 75 quilos, com abdômen definido, sem stress, sem dor de cabeça, fazendo musculação completa, correndo na esteira mais de 15 minutos por sessão (faço duas sessões por dia), fazendo cerca de 700 abdominais por dia e direcionando o regime alimentar para potencializar os efeitos de ganho de massa muscular. Ou seja, imagine um homem FELIZ por ter atingido a meta que desejava.

Não há comparação entre o que eu era e o que eu sou em termos de disposição, de energia, de força de vontade no sentido de conseguir vencer as estatísticas que falam de "efeito sanfona", de obesidade, de falta de ânimo em relação a um regime alimentar.

E como cheguei até onde eu queria, vou mostrar neste blog...passo a passo.

atenção: tudo que será dito e mostrado, incluindo formas de fazer sucos, bolos, peixes, além das vitaminas que tomo, exercícios que faço e rotinas diárias tem que ser feito de forma monitorada. Sempre tenha em mente que estar monitorado e fazendo a coisa certa com suporte médico é algo INDISPENSÁVEL para tudo dar certo.

Este blog serve de REFERÊNCIA do que pode ser feito, mas sempre acompanhado de um médico, de um nutricionista e de um instrutor de musculação.

E lembre-se que complementando isso tudo, é fundamental o APOIO FAMILIAR, pois as rotinas irão ser adaptadas para maximizar a dieta.

Não adianta ter força de vontade comendo 4 torradas com margarina Becel na café da tarde se na mesa tem 3 tipos de bolo diferentes, geléias, queijos, pães com cobertura, etc...

No início é bem complicado e tem que ter muita força de vontade, mas cerca de 30 dias depois vc pode comer torradas no café da tarde mesmo estando diante de uma infinidade de guloseimas deliciosas.

Assim como em outras tarefas que nos propomos na vida, temos que pensar:

1) SOMOS O QUE ?
2) QUEM NOS DIRECIONA ?
3) DEVEMOS PERMITIR QUE A ALIMENTAÇÃO INADEQUADA NOS PRIVE DE NOSSA SATISFAÇÃO DE NOS OLHARMOS NO ESPELHO ?

Bom.. rs..

Sei o que sou . Sou um homem que tem vontade própria e quero me sentir bem comigo mesmo.
Quem me direciona são minhas atitudes, que demonstram minha força de vontade de vencer as circunstâncias e me ajudam a definir meu futuro de forma mais clara.
Decidi que nao mais permitiria que meu corpo fosse constantemente bombardeado com alimentos que não me traziam nenhum benefício, a não ser a satisfação de minha gula.
Decidi que de vez em quando me daria "prêmios" que satisfariam meu desejo de consumir guloseimas. Dessa maneira, decidi que durante 6 dias por semana eu me comportaria e contribuiria decisivamente com a minha saúde geral e durante um dia eu me permitira certos "desvios alimentares", sem no entanto permitir que o sal fizesse parte da maior parte dos desvios.

Com o passar dos textos, todos vão entender melhor como consegui chegar à minha meta.